Livros

Escritos por S.D. Perry




*Resident Evil-Conspiraçao Umbrela;
O primeiro livro da série de S.D. Perry reconta o incidente da mansão, visto no primeiro game da série. A autora, entretanto, vai além, e acrescenta novas situações, como alguns momentos anteriores à missão, com os S.T.A.R.S. ainda na delegacia de polícia, se preparando para embarcar em direção à floresta de Raccoon City. Perry também acrescenta um novo personagem, Trent, um misterioso homem que auxilia Jill e parece de alguma forma estar envolvido com a Umbrella Corporation.







*Resident Evil-Caliban Cove;
Nesta aventura inédita, S.D. Perry apresenta um segundo time dos S.T.A.R.S., da cidade de Exeter. Eles são apresentados a Rebecca Chambers, sobrevivente do incidente na mansão de Spencer e, juntos, investigam um incidente biológico que ocorreu em Caliban Cove, no Maine. O livro conta com novas criaturas, chamadas “Leviathans”, e uma nova cepa de vírus que mantém a inteligência dos infectados, mas remove todo o livre-arbítrio, tornando-os facilmente controláveis. 




 
*Resident Evil-Cidade dos Mortos;
 Raccoon City está dominada por zumbis, e Leon Kennedy e Claire Redfield são alguns dos poucos ainda vivos e, buscando refúgio na delegacia da cidade, os dois unem forças para sobreviver. S.D. Perry mais uma vez reconta a história de um game da série, relatando toda a saga dos personagens de Resident Evil 2 enquanto eles descobrem que a estação de polícia não é um porto tão seguro assim, e que a influência da Umbrella se estende aos mais altos escalões de poder. 




 
*Resident Evil-Inferno;
Em sua segunda história inédita, S.D. Perry mais uma vez tem os S.T.A.R.S. de Exeter como personagens centrais que, juntamente com Leon, Claire e Rebecca, estão viajando para a Europa para continuar a luta contra a Umbrella. O misterioso Trent, porém, tem uma nova missão para o grupo: invadir uma base da companhia no Utah e roubar um livro de códigos que permitiria acesso aos documentos mais secretos da empresa. 







*Resident Evil-Nemesis;
No segundo ato da infecção em Raccoon City, S.D. Perry segue Jill Valentine, ex-membro dos S.T.A.R.S., em sua luta pela sobrevivência nas usa da cidade. Em seu caminho, porém, está Nemesis, uma das armas biológicas mais poderosas da Umbrella, que a persegue onde quer que vá. A autora dá atenção especial a Nicholai, um dos mercenários da companhia, que possui seus próprios objetivos em meio ao caos. 







*Resident Evil-Code: Veronica;

Em sua luta contra a Umbrella, Claire Redfield invade um prédio da companhia e é capturada, sendo levada presa à Ilha Rockfort, palco de mais um incidentebiológico. No sexto livro de sua série, S.D. Perry relata as aventuras da personagem, seu irmão Chris, e Steve Burnside, enquanto eles tentam sobreviver aos monstros que tomaram conta do local. 







 *Resident Evil-Zero Hora.

Este é o livro de S.D. Perry que traz a maior fidelidade à história do game que o originou. Rebecca Chambers é enviada à floresta de Raccoon juntamente com seus companheiros do Bravo Team dos S.T.A.R.S. para investigar os assassinatos bizarros que aconteciam no local. Billy Coen, um fugitivo condenado à morte, junta-se à garota enquanto se desenrola uma trama que remonta às origens da Umbrella Corporation. 








Escritos por Keith R.A. DeCandido.





*Resident Evil-Genesis;

O primeiro livro de Keith R.A. DeCandido sobre a série é uma novelização fiel de Resident Evil: O Hóspede Maldito, de Paul Anderson. A trama é sobre o vazamento do T-Virus na Colméia, instalação subterrânea da Umbrella Corporation, e o envio de um time de elite da companhia para o local. O autor, porém, expande a história em alguns momentos, como nos encontros entre Lisa e Alice. A obra e suas sequências foram lançadas pela mesma editora e no mesmo formato que os livros de S.D. Perry. 



*ResidentEvil-Apocalipse;

Keith R.A. DeCandido se aproveita de roteiros preliminares e cenas excluídas para escrever o livro baseado no segundo filme da série de Paul Anderson. A história de Alice, Jill e seus companheiros lutando pela vida e contra Nemesis pelas ruas de Raccoon City ganha novos traços e profundidade. O destaque é para a luta interna de Matt, agora transformado em uma criatura assassina, que tenta a todo custo se controlar de forma a não machucar Alice. 






*Resident Evil-Extinção.
Em um mundo totalmente destruído pela infecção do T-Virus, os poucos sobreviventes restantes viajam pelos Estados Unidos em comboios fortemente armados. DeCandido baseia-se no roteiro original do terceiro filme e expande a trama, que é tratada em dois momentos: antes e depois da “extinção”. Dessa forma, o autor revela o destino de Jill e Angie, além de trabalhar os motivos que levaram Alice a se separar de Claire Redfield e seu grupo.














A Série também possui outros livros menos conhecidos!





*Resident Evil Rose Blank

Emily Ran é uma cientista que tem como principal objetivo obter uma cura para os vírus criados pela Umbrella. Seu principal objeto de pesquisas é Alma Hart, uma garota que foi capaz de sobreviver a uma infecção pelo T-Virus durante a tragédia em Raccoon City. A companhia farmacêutica, entretanto, não vê o trabalho de Ran com bons olhos e chega a causar um vazamento viral enquanto tenta impedi-la de continuar. Apesar de ter sido lançado na mesma coleção que os livros de S.D. Perry, este livro foi escrito por Tadashi Aizawa e está disponível apenas em japonês ou alemão. 



*Biohazard to the Liberty

Lançado em 2002, este livro do autor Suien Kimura começa quando Jack Trump é capturado pela polícia britânica, suspeito de ser o responsável por uma série de estupros seguidos de assassinato no país. Ele é transportado para os EUA no Liberty, um navio de propriedade da Umbrella Corporation que também transporta uma nova cepa de um vírus produzido pela empresa, que acaba tomando conta da embarcação e transforma uma simples transferência de prisioneiro em uma luta pela sobrevivência.



*Biohazard: The Beast of the North Sea

Ecrito por Kyu Asakura e lançado apenas no Japão.





*Resident Evil Archives

Livro de referência para os acontecimentos entre Resident Evil Zero e CODE: Veronica, Archives é um dos livros mais completos sobre a série. Além de fichas de personagens, transcrição de files, tabelas de relacionamento e relatos completos de todos os games da série principal, o livro também resolve alguns poucos mistérios, como a verdade sobre o incidente com Billy na África e a origem de Carlos Oliveira.



*The True Story Behind Biohazard

Escrito por Hiroyuki Ariga e lançado em uma edição especial de Resident Evil para Sega Saturn, o livro traz três pequenos contos sobre os policiais de Raccoon, os S.T.A.R.S. e a busca de Chris Redfield por um antigo amigo e o início de seu envolvimento com a Umbrella Corporation. A publicação também inclui uma entrevista com Shinji Mikami e as “Cartas de Trevor”, um dos files excluídos do primeiro game da série. Lançado em edição limitada apenas no Japão. 





*Another Side of Biohazard

Este livro, lançado em 2001 na ocasião do quinto aniversário da série, é constituído basicamente de entrevistas com algumas das figuras principais da equipe de produção dos games. O livro também traz uma tabela de relacionamento entre os personagens, diversas imagens artísticas e de produtos licenciados pela Capcom. 







*Biohazard Ad Arts Collection

Em comemoração ao décimo aniversário de Biohazard, a Capcom lançou este livro, com capa dura e em edição limitada. O mote da publicação são imagens publicitárias de todos os games da série, apresentadas em ordem cronológica e contando inclusive com propagandas dos jogos da série Survivor ao longo de suas 112 páginas. 









*Biohazard The Umbrella Chronicles: Art of Arts

O artbook do jogo para Wii contém imagens dos personagens não divulgadas pela Capcom na internet. Composto principalmente de artworks, o livro também traz diversas entrevistas com membros da equipe de produção em meio a perfis de personagens e monstros. Ao final, há uma extensa galeria de conceitos não utilizados, com diversas idéias de roupas para os personagens centrais e mutações não utilizadas de T-A.L.O.S. e Sergei, por exemplo.



*Biohazard The Umbrella Chronicles SIDE A / B

Novelização do game para Wii, os dois livros lançados entre 2007 e 2008, seguem fielmente a história do game, com destaque especial para o cenário na Rússia, em que Chris e Jill invadem uma base da Umbrella na Sibéria e confrontam T-A.L.O.S., a mais nova arma biológica da companhia.










*Biohazard Catalysis
Lançado apenas no Japão, Biohazard Catalysis é um artbook que contém ilustrações dos principais personagens do período entre Resident Evil Ø e CODE: Veronica, além de alguns poucos monstros. O grande destaque da publicação, porém, é o DVD que a acompanha, com um resumo total dos acontecimentos pré-RE4, perfis dos personagens e trailers de todos os games anteriores. 







*Biohazard Incubate

Focado somente em Resident Evil 4, Incubate traz um relato de um habitante do vilarejo onde se passa o game, revelando mais sobre a chegada de Saddler e dos “Los Illuminados”, além de cobrir também a infecção dos habitantes pelo parasita Las Plagas. No DVD que acompanha o livro, RE4 está editado em forma de filme, juntamente com o cenário “Separate Ways”. 







*Capcom Design Works
Esta publicação comemorativa da Capcom, lançada em 2001, traz artworks dos principais games das franquias da companhia. Dez páginas inteiras são dedicadas a Resident Evil, contendo ilustrações de Resident Evil 1, 2 e Survivor, incluindo imagens de Elza Walker, personagem descartada da versão final de RE2.







Biohazard Degeneration Visual & Scenario *Archive

Mais um livro editado pela Capcom, o artbook oficial de Resident Evil Degeneração traz como principal destaque o roteiro completo do filme, em japonês e inglês, acompanhado dos storyboards da maioria das cenas. A publicação também traz uma entrevista com os produtores e uma galeria de design, com conceitos e artworks originais de cenários e personagens. Ao final do livro, estão reunidas coverarts e encartes de todos os lançamentos de DVDs, Blu-Rays e trilhas sonoras de Degeneração. 





*The Art of Resident Evil 5

Com papel de alta qualidade e recheado de imagens, o artbook de Resident Evil 5 é carregado de belas ilustrações, renders e fotos, cobrindo todos os aspectos do game. Artworks acompanham os perfis de cada um dos personagens e inimigos, e uma extensa galeria de conceitos abandonados chama a atenção, mostrando algumas idealizações dos produtores que acabam não inclusas na versão final e revelando, por exemplo, que o jogo teria zumbis e um Tyrant. O livro foi lançado no Japão com o título “Biohazard 5 Official Artworks”. 





*Resident Evil 5 Declassified

Ao contrário do que pode parecer, Resident Evil 5 Declassified não elucida todos os aspectos do quinto game da série. O livro não conta com detonados nem tabelas para os modos especiais, mas suas 39 páginas trazem informações detalhadas de personagens, armas e controles. Além disso, há uma linha do tempo resumida de toda a saga, uma descrição completa sobre a Zona Autônoma de Kijuju e entrevistas com membros da equipe de produção do game.



*Resident Evil 5 Official Guide

Um dos primeiros guias lançados oficialmente pela Capcom, apesar de ter sido produzido pela editora Piggyback. Contém descrições completas de todos os aspectos do game, como personagens, armas e cenários, além de mapas, tabelas de pontuação e detonado. O livro é recheado de belas imagens e conta também com um guia do Modo Versus, disponível apenas como download ou em RE5 Gold Edition. A publicação foi lançada em duas versões, uma delas com capa dura e conteúdo extra: imagens e descrições sobre versões beta do quinto capítulo da série e um calendário do ano de 2009, também com artworks de RE5.



*Biohazard The Darkside Chronicles Official Guide Book

Um dos poucos guias oficiais lançados oficialmente pela Capcom, chama atenção por seu tamanho, pequeno em relação às outras publicações semelhantes. Recheado de artworks do game para Wii, incluindo alguns publicados pela primeira vez no livro, a publicação traz um roteiro completo para dominar o game, incluindo detonado, descrições de armas e perfis de inimigos e personagens. 







*Inside of Biohazard: The Darkside Chronicles

Lançado pela Capcom em parceria com a Famitsu, este livro de 191 páginas traz praticamente todas as artworks do jogo da série para Nintendo Wii. Além de descrições de personagens e inimigos, é possível ver desenhos conceituais e uma linha do tempo de toda a série. Além disso, entrevistas com a equipe de produção falam de diversos aspectos do jogo, bem como de outros games da franquia, como Biohazard Gun Survivor 2 e Biohazard 4.





*Biohazard Archives 2

Em 2010, a enciclopédia da série foi reeditada para incluir as informações sobre Resident Evil 4 e 5, além de Umbrella Chronicles e Darkside Chronicles e a animação RE: Degeneração. As fichas sobre personagens e monstros foram refeitas, e agora contém menos informações mas, em compensação, uma seção dedicada a palavras-chave da série foi incluída nessa versão. A publicação tem 288 páginas e foi lançada durante a Tokyo Game Show 2010.