Cards

Resident Evil Deck Building Game
Em agosto de 2010, a Bandai americana anunciou a produção de um card game baseado na série. Chamado Resident Evil Deck Building Game, o jogo tentava transportar todo o clima da série para os tabuleiros e trazia personagens conhecidos, o cenário da mansão e diversas armas e inimigos. O baralho, com 250 cartas, foi lançado no dia 3 de dezembro de 2010.
O funcionamento do game não é complexo. A cada rodada, os jogadores compram cartas do baralho para fortalecer as que estão em sua mão e utilizá-las para matar inimigos, comprar ainda mais cards ou realizar outras ações especiais. Armas são compradas com cartas de munição, que também trazem uma determinada quantia em ouro para aquisição de habilidades extras.

A quantidade de energia dos participantes é determinada. Quando ela chega ao fim, o personagem morre, mas pode voltar com 20 pontos a menos em seu potencial máximo de vitalidade. O jogador é eliminado da partida ao não possuir mais pontuação suficiente para retornar.
Há também um sistema de níveis, que fortalece os personagens e melhora sua performance na partida. A evolução acontece no combate contra os inimigos, que premiam o jogador com um determinado número de Decorations. Cada nível requer um total específico deste tipo de medalha.

Os principais personagens da franquia estão presentes no card game, cada um com suas habilidades e fraquezas específicas. Chris, por exemplo, não pode recuperar a própria energia enquanto estiver no primeiro nível mas possui mais resistência a ataques inimigos. Por outro lado, Jill é capaz de potencializar o efeito de armas explosivas, mas possui um valor máximo de energia inferior. Alguns personagens também possuem mais de uma versão, refletindo a evolução dos protagonistas ao longo da franquia.
Os inimigos também são retirados diretamente dos jogos entre Resident Evil Zero e 5. A maioria deles está lá, desde os mais comuns zumbis e Lickers até monstros maiores, como o Nemesis e Dr. Salvador, por exemplo. Assim como os personagens, cada um deles possui uma habilidade diferenciada e atacam o jogador de maneira variada, refletindo a maneira como agem nos videogames. Quanto mais difícil a batalha, mais Decorations o inimigo deixará quando vencido.
Em abril de 2011, chegou ao mercado a primeira expansão do card game de Resident Evil. Intitulado “Alliance”, o pacote acrescenta mais 250 cartas ao jogo, e inclui os seguintes personagens: Hunk, Carlos, Steve, Josh e Billy. Apesar de ser uma adição ao original, o add-on também pode ser utilizado de forma independente.


Regras


O card game pode ser jogado de uma a quatro pessoas, e possui três maneiras diferentes de ser utilizado. O principal modo de Resident Evil Deck Building Game é o história, em que os jogadores lutam em uma mansão pelo maior número de Decorations. A aventura acaba quando um dos participantes consegue matar o inimigo mais forte do baralho, e vence aquele que tiver obtido mais medalhas.
No turno de cada jogador, uma porta é aberta e a primeira carta do baralho da mansão é virada, revelando um inimigo. Enquanto alguns são mortos com apenas alguns tiros, outros são capazes de causar dano a todos os jogadores do tabuleiro. Caso o personagem seja morto em combate, o monstro retorna ao baralho da mansão para ser enfrentado posteriormente.
No modo Mercenaries, um determinado número de rodadas é fixado antes do início da partida. Este limite, porém, pode ser ampliado por cartas de bônus de tempo, que são colocadas em meio ao baralho da mansão. Ao final da partida, vence o jogador com o maior número de Decorations.
Há também uma versão Versus do game, que coloca os jogadores uns contra os outros, sem inimigos a serem enfrentados. Neste caso, vence o último jogador que estiver vivo. Este, e o modo Mercenaries, requer dois ou mais participantes. 

Resident Evil Deck Buiding GameResident Evil Deck Buiding GameResident Evil Deck Buiding GameResident Evil Deck Buiding GameResident Evil Deck Buiding Game